Usando injeções para alívio de dor lombar
Injeções compreendem outra opção de tratamento conservador para lombalgia. Elas são geralmente consideradas como uma opção para tratar a lombalgia após um período completo de uso de medicamentos e/ou fisioterapia, mas antes de se considerar uma cirurgia. Injeções podem ser úteis tanto para o alívio da dor quanto como uma ferramenta de diagnóstico para ajudar a identificar a fonte da dor lombar do paciente.
Como as injeções aliviam a lombalgia
Para o alívio da dor, injeções podem ser mais efetivas que uma medicação oral pelo fato de que elas depositam o medicamento diretamente no local anatômico responsável por gerar a dor.
Geralmente um medicamento esteróide é injetado para deixar uma solução anti-inflamatória potente diretamente na área que é a fonte da dor. Dependendo do tipo de injeção, o alívio da lombalgia pode permanecer por um longo período ou apenas temporário.
Injeções para diagnosticar a causa da dor lombar
Diagnosticamente, as injeções podem ser usadas para ajudar a determinar qual estrutura no tronco é a geradora de dor. Se a lidocaína ou uma medicação entorpecente similar é usada, e o paciente sente alívio temporário após uma injeção na região anatômica (por exemplo, articulação facetaria ou articulação sacroilíaca), pode-se dizer que esta específica região é a fonte da dor.
Quando consideradas em conjunto com a história do paciente, exame físico e estudos de imagem, injeções usadas com o propósito de diagnóstico podem ser muito úteis para guiar tratamentos adicionais para o paciente.
Tipos diferentes de injeções para alívio da dor
Tipos comuns de injeções para alívio da dor nas costas incluem:
- Epidural
- Bloqueio da raiz nervosa escolhida
- Bloqueio da articulação facetária
- Rizotomia facetária
- Bloqueio da articulação sacroilíaca