Há dez ou vinte anos uma pessoa com dor na coluna seria aconselhada a fazer repouso. Nos últimos anos, pesquisas mostraram que a inatividade enfraquece os músculos que estabilizam a coluna e se esta for prolongada pode retardar a recuperação e levar a piora do quadro.
Os exercícios aumentam a flexibilidade e a força e promovem a melhora aumentando o fluxo sangüíneo na região. Músculos saudáveis protegem os ossos e as articulações. As pessoas com dor na coluna devem consultar um médico a respeito da abordagem apropriada para tratar sua condição. Uma das indicações mais freqüentes é o tratamento fisioterápico. O papel do fisioterapeuta é aliviar a dor, reabilitar e educar o paciente.
TRÊS RAZÕES PARA CONSULTAR UM FISIOTERAPEUTA
- Obter alívio da dor
- Desenvolver um programa de exercícios individualizado
- Aprender técnicas apropriadas de exercícios e formas de proteger músculos, ossos e estruturas articulares.
EXERCÍCIOS FISIOTERÁPICOS PARA ALÍVIO DA DOR
Existem vários métodos mecânicos e agentes físicos terapêuticos usados para aliviar a dor, tais como: bolsas de gelo, calor, ultra-som e estimulação elétrica. Além dos exercícios, o fisioterapeuta dispõe de técnicas de terapia manual, massagem e mobilização.
A dor também pode ser aliviada através de técnicas de exercícios ativos que alongam os músculos lesados e aumentam sua flexibilidade. Alguns métodos comuns que promovem alívio da dor são: RPG, osteopatia, Pilates e etc.
PROGRAMA DE EXERCÍCIOS INDIVIDUALIZADO
A fisioterapia desenvolve uma avaliação individual dos movimentos, da capacidade física, tipo corporal e nível de atividade para prescrever exercícios e métodos físicos que ajudam a melhorar a função. Para algumas condições e diagnósticos, um fisioterapeuta bem treinado desenvolverá um programa de exercícios baseado em estudos sobre as técnicas de exercícios físicos mais efetivos. A prescrição dos exercícios irá variar de acordo com as condições e necessidades individuais dos pacientes.
Desenvolver um programa de exercícios corretamente requer tentativas e erros. Por isso é essencial revisar a resposta do paciente ao exercício e ajustá-lo se necessário.
TÉCNICAS DE EXERCÍCIOS APROPRIADAS
As técnicas de exercícios apropriadas permitem isolar os grupos musculares desejados, aumentando a efetividade do exercício. O fisioterapeuta deve instruir o paciente quanto à realização correta da técnica dos exercícios, deve se esforçar em melhorá-las continuamente atualizando-se constantemente, e deve também trabalhar para reeducar a postura, sugerindo mudanças que irão proteger a coluna.